Até que ponto se sente satisfeito com a sua vida atual? Tendemos naturalmente a nos habituar com o que temos. Continuamos a fazer as coisas antigas que sempre fizemos e que sempre deram resultado. E agora esse resultado? É suficiente? As nossas vidas possivelmente até serão confortáveis, mas ainda poderá existir um pensamento persistente: eu realmente tenho tudo que mereço neste momento?
O que é coaching?
O coaching é um processo de aprendizagem baseado na antiga maiêutica de Sócrates. Ou seja, aquele que procura aprender dá a si mesmo as respostas às perguntas que se fez em busca do melhor de si.
Definição de Coaching
São muitas as definições de coaching dadas pelos mais diversos "gurus", organizações, associações e pessoas que praticam esta actividade há anos, mas todas se resumem à mesma ideia anterior, e se as enumerarmos, não conseguiremos qualquer melhoria conceitual que represente uma diferença significativa. acima dos mencionados acima. Nós os definimos como:
"A realização do potencial máximo das pessoas, definido como sucesso pessoal".
O que significa isso? É talvez o caminho mais curto para chegar ao nosso eu interior. O coaching ocorre entre duas pessoas em sessões interativas, mas esclarecemos que não é mentoria, aconselhamento ou terapia. O coaching apenas olha do presente para o futuro, não se preocupa com o passado nem com as razões da situação atual. Ele traz o melhor das pessoas com base na condução e no fortalecimento de seus pontos fortes.
Por que o coaching é feito?
Em algum momento de nossa vida pessoal, social, familiar ou profissional sentimos que algo não está funcionando, que nos sentimos insatisfeitos e que perdemos o sentido dos objetivos importantes que havíamos traçado para nós mesmos em algum momento distante de nossas vidas. Nossos "sonhos" são apenas nuvens de fumaça ao nosso redor, evaporando rapidamente sem deixar rastros.
O Processo de Coaching
O processo de coaching envolve duas pessoas: o coach e a pessoa que deseja atingir o objetivo, o coachee. O coachee pode ser qualquer pessoa, mas o coach deve ser um profissional preparado e treinado em diversos temas e que tenha determinadas atitudes que nada têm a ver com a atividade, situação pessoal ou assunto que o coachee deseja tratar. Não existe regulamentação oficial para esta atividade, que é tratada em diferentes cursos de pós-graduação em algumas (poucas) universidades, embora existam também instituições privadas que realizam cursos preparatórios de curta duração e alguns cursos muito práticos, mas sem base de conhecimento suficiente. Dependendo de sua formação, existem diferentes tipos de profissionais. É importante enfatizar que ambas as pessoas (coach e coachee) são iguais, ao contrário de outros procedimentos (mentoring, aconselhamento, terapia) onde uma pessoa é o especialista e outra pessoa é quem aprende ou cura.
Como isso é feito?
Não se trata de o coachee aprender com o coach, mas de o coach ajudar o coachee como um guia no caminho que o coachee está seguindo a qualquer momento. O coach orienta o coachee fazendo perguntas apropriadas e significativas, obtendo compromissos e seguindo planos de ação que o coachee elaborou sozinho para seguir a linha de crescimento pessoal que o levará a atingir seus objetivos. Essas metas específicas são definidas pelo próprio coachee com base em seus desejos com a ajuda do coach. Isso serve como um espelho para as abordagens do coachee. Se o coaching for profissional (coaching executivo e empresarial), os objetivos também são definidos de comum acordo com a organização envolvida, sendo o sigilo do que é discutido garantido pelo código de ética.